Estrutura curricular:
Ensino Fundamental Inicial / Ciências Naturais / Ser humano e saúde
Público Alvo: 5º ano
O que o aluno poderá aprende? Descobrir a importância da alimentação para o nosso organismo; Reconhecer os diferentes processos de produção de energia; Diferenciar tipos de alimentos indispensável para a nossa vida; Diferenciar algumas características de cada grupo de alimentos: vitaminas e minerais, proteínas, carboidratos e gorduras.
Descrição: Conversar com os alunos sobre os alimentos e a importância da alimentação para a saúde;
Dividir a turma em pequenos grupos de 4 a 5 alunos;
Pedir a eles que pesquise em livros, revistas, jornais, internet sobre os benefícios de uma alimentação saudável;
Quais os alimentos e nutrientes não sofrem o processo de digestão e por que isso ocorre;
Se as pessoas que têm hábito alimentar exclusivamente vegetariano estão sempre bem nutridas e saudáveis;
Por que ao final de uma competição os atletas devem ingerir açúcares e sais minerais.
Duração das atividades: 3 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno: Á critério do professor. Não há necessidade de conhecimentos prévios. Porém, se o objetivo for avaliar conhecimentos anteriores, há necessidade de aula sobre: definição e importância de uma alimentação saudável, origens, funções e tipos de alimentos, valor nutricional; e outros temas que se fizerem necessários, antes desta atividade.
Autores: Maria José & Tatiane Cristina
Estratégias e recursos da aula: Pesquisas em jornais, revistas, internet e texto do livro; Vídeo – Alimentação Saudável Infantil – disponível em: http://www.youtube.com.
Avaliação: Pode ser feita através de apresentação oral e escrita da atividade. Serão avaliados aspectos como:abrangência em relação aos temas abordados; desenvolvimento na apresentação oral; participação dos grupos e interesse.
Bibliografia:
BIZZO, M. L. G.; LEDER, L. Educação Nutricional nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Revista Nutrição, Campinas, v. 18, n. 5, p. 661-67, 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário